XP/Ipespe divulga pesquisa sobre corrida à prefeitura de São Paulo
A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 29 de Setembro de 2020
O deputado Celso Russomanno (Republicanos) e o prefeito Bruno Covas (PSDB) aparecem tecnicamente empatados na liderança da primeira pesquisa da disputa pela prefeitura de São Paulo, realizada por XP/Ipespe com divulgação exclusiva pelo jornal Valor Econômico.
Russomanno está numericamente à frente, com 24% das intenções de voto no levantamento estimulado, enquanto Covas registra 21%.
Atrás dos dois, aparecem também empatados Guilherme Boulos (PSOL), com 10% das intenções de voto, e Márcio França (PSB), com 9%. Outros 20% dizem que votarão em nenhum, branco ou nulo, e 7% não responderam.
A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo SP-05879/2020, ouviu 800 eleitores paulistanos nos dias 28 e 29 de setembro. A margem de erro máxima é de 3,5 pontos percentuais.
No cenário espontâneo, em que o entrevistado não recebe uma relação de candidatos, Covas é o mais mencionado, por 10% dos entrevistados. Na sequência, tecnicamente empatados com Covas, estão Guilherme Boulos e Celso Russomanno, ambos com 6%.
Também pontuam na questão espontânea Marcio França (3%) e Arthur do Val, Andrea Matarazzo e Jilmar Tatto (1% cada).
Russomanno e Covas também dividem a liderança quanto ao potencial de voto (soma dos que votariam com certeza ou poderiam votar): o candidato do Republicanos atinge 47% (23% votariam com certeza e 24% poderiam votar) e o do PSDB, 46% (20% com certeza e 26% poderiam votar).
Na outra ponta, Levy Fidelix (com 58%) e Joice Hasselmann (com 55%) são os dois candidatos em que mais eleitores dizem que não votariam de jeito nenhum. A rejeição entre os líderes também é semelhante: 47% dizem que não votariam em Covas e 49% em Russomanno.
Em um eventual segundo turno para a prefeitura da cidade, Covas e Russomanno permanecem empatados, mas com o candidato do PSDB numericamente à frente, com 37% das intenções de voto contra 35%. Os dois venceriam os outros cenários de segundo turno testados na pesquisa, contra Márcio França e Guilherme Boulos.
A pesquisa mediu também a avaliação da atual gestão da prefeitura Bruno Covas. Para 29%, a administração é boa ou ótima, 42% a veem como regular e outros 28% dizem que ela é ruim ou péssima.
A pesquisa mostra ainda que, hoje, Russomanno é o candidato que mais recebe votos de eleitores que disseram ter votado em Jair Bolsonaro no segundo turno de 2018: 31% deles declaram voto no candidato do Republicanos. Covas recebe 22% dos votos de eleitores declarados do presidente.
Íntegra da pesquisa: https://bit.ly/3d5NMB9
FONTE: XP/Ipespe