Startup mapeia propósito dos colaboradores para reduzir turnover nas empresas

Aliando psicologia, tecnologia e ciência de dados, Talent Academy usa metodologias comportamentais para melhorar performance nas organizações e criar ambientes de trabalho mais saudáveis

178

Cada vez mais, as empresas têm se preocupado em investir em ações de bem-estar no ambiente corporativo para que seus colaboradores se sintam pertencentes à cultura da companhia. Uma pesquisa da consultoria McKinsey, por exemplo, revelou que 70% das pessoas acreditam que seu senso de propósito é definido pelo trabalho. No entanto, quando questionadas se elas estão vivendo esse propósito no dia a dia da profissão, há uma discrepância em relação ao cargo ocupado: quanto menor a posição na hierarquia da organização, menor o alinhamento com seus valores.

Para mudar isso, ainda em 2018, os irmãos Maurício e Renata Betti, juntamente com a psicóloga Jaqueline Padilha, criaram a Talent Academy – uma startup especializada em oferecer soluções para o sucesso dos colaboradores, permitindo que as empresas possam criar planos de desenvolvimento de habilidades e de carreira alinhadas com o propósito de cada um. Em janeiro, a HRTech passou por uma rodada de captação de R$ 3 milhões liderada pela ACE e já conta com grandes clientes, entre eles, Ambev, Itaú, Dasa, Raizen, Natura e Caloi.

Por meio de tecnologias e metodologias em RH, a Talent Academy oferece soluções como mapeamento de perfis e competências dos colaboradores, pesquisas de clima organizacional e sistemas de avaliação de performance, para que as empresas gerem conhecimento sobre suas equipes e, com isso, possam criar uma estrutura corporativa onde as pessoas se sintam pertencentes à cultura.

Em um período de dois anos, a Talent irá fortalecer a internacionalização. O plano é estudar melhor se há necessidades de hubs locais em países vizinhos da América Latina e na Europa. “Com toda a bagagem que trouxemos de outras experiências, analisamos que um dos erros mais comuns das empresas é não entender o que influencia na jornada de sucesso do colaborador, o que por sua vez resulta em turnovers maiores e até mesmo na ausência de bem-estar e felicidade no trabalho. Queremos ser a solução desse problema e ser a virada de chave para os colaboradores, líderes e decisores”, explica o administrador Maurício Betti, CEO e cofundador da Talent Academy.

A iniciativa de criar a Talent Academy partiu de Maurício, quando ele trabalhava na MBA Empresarial, consultoria de RH especializada em identificação de talentos, fundada pelos seus pais que está há mais de 30 anos no mercado. “Percebi que a tecnologia poderia ser aplicada para escalar o mapeamento dos perfil e potencial dos colaboradores e, com isso, gerar insights preciosos para as lideranças, que por sua vez teriam condições de criar um ambiente de trabalho mais equilibrado e potente. O resultado disso, claro, é uma maior produtividade e custos menores com contratação, retenção e treinamento”, afirma o CEO.

De acordo com uma pesquisa da Think Work, o fortalecimento da cultura e a melhoria do clima organizacional estão entre os cinco maiores desafios dos gestores de RH para a segunda metade de 2023, citados por 23% e 21% dos profissionais entrevistados, respectivamente.

“Queremos ser uma solução que empodera os colaboradores, para escutá-los e entender as necessidades de cada um. Acreditamos que soluções eficazes para lidar com o turnover e o burnout nas empresas vão além de simplesmente reconhecer os problemas. É necessário agir, e para isso é preciso ter dados e informações de qualidade”, comenta Renata Betti, CMO e cofundadora da Talent Academy.

Ela destaca, por exemplo, que a metodologia de mapeamento de perfil utilizada pela startup é inspirada na filosofia japonesa do Ikigai, expressão que significa “razão de viver”. Todo o processo é feito online: a partir de um questionário de 20 minutos, o sistema entende com precisão, individualmente e coletivo, “os talentos, motivações, impactos e potências” dos colaboradores..

Cada colaborador terá acesso a devolutivas personalizadas com seus resultados, além de dicas e pílulas de autodesenvolvimento. Eles também poderão acessar o perfil de seus colegas para obter insights de como se relacionar melhor, somar forças e trabalhar possíveis desafios de convivência e interação.

“O trabalho é um pilar fundamental na vida de todos e justamente por isso trouxemos a filosofia do Ikigai. Acreditamos que, para uma empresa funcionar da melhor forma, é necessário entender e conhecer aqueles que a acompanham na sua jornada. Além disso, em um cenário onde o mundo corporativo investe cada vez mais em diversidade e inclusão, nossas ferramentas possibilitam que as organizações conheçam melhor as individualidades e os propósitos de cada colaborador”, diz Jaqueline Padilha, COO da Talent Academy.

Para o segundo semestre do ano, a HRTech prevê o lançamento de novas soluções para o desenvolvimento dos colaboradores e das lideranças.

 

Sobre a Talent Academy

A Talent Academy é uma HRTech que desperta o que as pessoas têm de melhor combinando tecnologia, ciência de dados e psicologia, conectando pessoas aos seus propósitos, transformando gestores em líderes e criando culturas de alta performance. Fundada em 2018 pelo administrador Maurício Betti, a jornalista Renata Betti e a psicóloga Jaqueline Padilha, a startup foca no sucesso do colaborador e conta com soluções de mapeamento de perfil comportamental, inspirado na filosofia japonesa do Ikigai (propósito de vida), pesquisas de clima, desenvolvimento de competências e avaliação de performance, integrando People Analytics e People Intelligence. A startup é uma spin-off do Grupo MBA Empresarial, companhia com mais de 30 anos de experiência em RH. Para saber mais: https://talentacademy.com.br/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.