Vander Aloisio Giordano fala sobre as perspectivas econômicas pós-coronavírus

Executivo da Multiplan avalia o impacto do fechamento dos 577 shoppings do Brasil e propõe estratégias solidárias para retomada da economia

484

O mundo está enfrentando um dos maiores desafios das últimas décadas: o novo coronavírus (a Covid-19). Desde o início deste ano, autoridades nacionais e internacionais estão correndo contra o tempo para salvar vidas e amenizar os impactos que a doença pode gerar na economia mundial. Vander Aloisio Giordano, vice-presidente da Multiplan, compara o cenário atual como o de uma guerra. “Muitos defendem a tese de que estamos vivendo a terceira guerra mundial porque duas premissas básicas estão sendo diretamente atingidas: a logística e o suprimento”, afirma o executivo.

De acordo com Giordano, essas premissas impactam diretamente na economia e analisar os cenários do passado pode auxiliar de maneira positiva a visualização dos ambientes socioeconômicos do pós-coronavírus.  “No Brasil somos forjados ao atravessar crises, mas pela primeira vez uma dessa magnitude. Certamente tiraremos grandes aprendizados para contribuirmos com a retomada de diversos setores brasileiros e a principal será a solidariedade”, afirma.

Num debate online realizado pelo canal Mercado & Consumo em Alerta, Vander Aloisio Giordano afirma que o setor de shopping centres já disponibilizou mais de R$ 1 bilhão em capital de giro para sustentar aluguéis das lojas, contas e mão de obra. Porém, Aloísio Giordano acredita que a dimensão do funcionamento do setor daqui para frente vai depender do suporte que o governo dará. Na história, essa é a primeira vez que os 577 shoppings do país estão fechados, com receitas chegando a zero.

Oportunidades

Apesar do clima de ameaças e incertezas, o período pode ser de oportunidade para diversas empresas. Segundo Giordano, ficar em um ciclo vicioso gerado por uma única temática pode prejudicar a visibilidade de novos negócios. “Vai conseguir sair na frente àquele que conseguir assimilar o problema e ter a capacidade de reação para visualizar oportunidades futuras”.

O vice-presidente da Multiplan entende que as empresas precisam olhar para fora da caixa e buscar soluções para a economia do país.

Estratégia de recuperação

Para Vander Aloísio Giordano a recuperação não se dará de maneira uniforme, mas sim por regiões e características diferentes. “Os supermercados devem ancorar o retorno à sua normalidade, assim como as farmácias, já que a saúde é um ponto muito importante no momento. Transporte, varejo e energia vão demorar um pouco mais”, prevê o executivo.

Além das questões econômicas, três itens fundamentais serão valorizados no período pós-coronavírus: a liberdade, a gentileza e a solidariedade. “As pessoas vão olhar a liberdade por outro ângulo após ficarem isoladas, vão entender que é preciso ajudar e a criar parcerias sem pensar em levar vantagens, sem pensar em oportunismo”, conclui Giordano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.